Videoconferência: "Práticas Exitosas no Sistema Prisional Baiano"

Ressocialização Sustentável
Videoconferência

 

Na manhã da quinta-feira (29/06) A Superintendência de Ressocialização Sustentável, através da Diretoria de Acompanhamento Biopsicossocial ao Interno (DABI) realizou a Videoconferência: "Práticas Exitosas no Sistema Prisional Baiano". O evento aconteceu no Instituto Anísio Teixeira com pólos de transmissão simultânea para os municípios do interior do estado.

A Diretora Biopsicossocial Dra. Mirian Bruno falou da importância do evento, mencionando que o objetivo do mesmo é socializar e multiplicar as boas práticas desenvolvidas no Sistema Prisional Baiano.

O Superintendente de Ressocialização Sustentável, Dr. Luis Antônio ressaltou o contexto social e a repercussão do encarceramento, enfatizando que a premissa principal da Superintendência é a ressocialização do interno para que ele possa retornar ao convívio social.

A programação do evento contemplou diversos eixos temáticos e profissionais de áreas distintas, tais como:

 

As Terapeutas Ocupacionais do Hospital de Custódia e Tratamento- HCT, Sra. Rosa Calasans e Ariane Ralin, apresentaram a atuação brilhante nas Oficinas Terapêuticas do Hospital de Custódia e Tratamento. Sabemos o quanto é imprescindível viabilizar elementos em face da acessibilidade, humanização e reabilitação dos pacientes acometidos pelo transtorno e pela deficiência mental.

 

A psicóloga do Conjunto Penal de Feira de Santana Sra. Liv Lobo, que abordou a prática dos registros fotográficos enquanto processo de alteridade, feminilidade,  gerenciamento de emoções, e a possibilidade de imagens enquanto vinculação e propulsora da maternagem. E ainda, a prática relacionada a redução de danos, ferramenta substancial de atenção a saúde como medida de intervenção preventiva. Duas práticas autênticas no Conjunto Penal de Feira de Santana.

 

A médica, Dra. Andreia Beatriz dos Santos que trouxe dados de realidade mediante a apresentação de limites e entraves na transversalidade em saúde, na Penitenciária Lemos de Brito. A despeito apresentou dimensões e desdobramentos da assistência coesa, e  através da integração da equipe interdisciplinar. Remetendo assim ao comprometimento ético dos profissionais que não declinam frente às adversidades. 

 

No turno vespertino,  o enfermeiro do Presídio Salvador, Josias Oliveira  apresentou a prática de Educação em Saúde na Atenção Básica, demarcando portanto compromisso com a prevenção e a promoção em saúde, notadamente, quanto a prevenção, cuidados e riscos das InfecçãoSexualmente Transmissíveis-IST, fazendo um excelente trabalho junto aos internos e suas companheiras.

 

Por fim, a Equipe do Conjunto Penal Feminino demonstrou a importância do gerenciamento institucional transversal propiciando assistência integral frente às dimensões do encarceramento feminino.

Confira a galeria de fotos desta notícia

11 fotos em 1 página