VI Curso Básico de Ações Prisionais (CAEMA) forma 28 agentes penitenciários da Bahia

Capacitação
VI Curso Básico de Ações Prisionais (CAEMA) foram 28 agentes penitenciários da Bahia

Na tarde da última sexta-feira, na área cívica da CIPE- Mata Atlântica (CAEMA), localizada em Posto da Mata, Nova Viçosa-BA, foi realizada a solenidade de formatura  do VI Curso Básico de Ações Prisionais (CBAP). A jornada de instrução se iniciou no dia 26 de novembro de 2017 e contou com a presença inicial de 37 Agentes  Penitenciários.

O evento contou com a presença de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, do Diretor do Conjunto Penitenciário de Teixeira de Freitas, do Juiz de Execuções Penais da Comarca de Teixeira de Freitas e Agentes Penitenciários.

O VI CBAP é uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia, por intemédio da CIPE/Mata  Atlântica e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

Durante o curso os alunos tiveram instruções de doutrina institucional, instrução tática individual, armamento e tiro, técnicas de abordagem, ações de controle de distúrbio civil (CDC) em unidades prisionais, doutrina de escolta e condução de presos, primeira intervenção em ocorrência de crise em unidade prisional, tiro policial e treinamento físico militar. Várias foram as simulações, importantes para a fixação do conhecimento e avaliação prática do conteúdo ministrado. 

No caminho houveram dois desligamentos por desistência, restando 28 Agentes Penitenciários da Bahia, 04 do Espítito Santo e 03 de Minas Gerais.

O Maj PM Ronivaldo Pontes, Comandante da CAEMA, afirmou em seu pronunciamento que “a administração penitenciária e a comunidade dos estados de origem dos servidores podem contar com profissionais capacitados, com técnicas e conhecimentos essenciais para o exercício das suas usas atividades com maior segurança e eficiência.

O curso é uma das Boas Práticas realizadas pela CIPE/Mata Atlântica e se alinha ao Plano Estratégico 2017-2025 “A PMBA rumo ao Bicentenário”, através da capacitação de profissionais de segurança pública.

Fonte: CIPE- Mata Atlântica (CAEMA)

Confira a galeria de fotos desta notícia

10 fotos em 1 página