VI Curso Básico de Ações Prisionais (CAEMA) forma 28 agentes penitenciários da Bahia

Capacitação

Na tarde da última sexta-feira, na área cívica da CIPE- Mata Atlântica (CAEMA), localizada em Posto da Mata, Nova Viçosa-BA, foi realizada a solenidade de formatura  do VI Curso Básico de Ações Prisionais (CBAP). A jornada de instrução se iniciou no dia 26 de novembro de 2017 e contou com a presença inicial de 37 Agentes  Penitenciários.

O evento contou com a presença de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, do Diretor do Conjunto Penitenciário de Teixeira de Freitas, do Juiz de Execuções Penais da Comarca de Teixeira de Freitas e Agentes Penitenciários.

O VI CBAP é uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia, por intemédio da CIPE/Mata  Atlântica e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

Durante o curso os alunos tiveram instruções de doutrina institucional, instrução tática individual, armamento e tiro, técnicas de abordagem, ações de controle de distúrbio civil (CDC) em unidades prisionais, doutrina de escolta e condução de presos, primeira intervenção em ocorrência de crise em unidade prisional, tiro policial e treinamento físico militar. Várias foram as simulações, importantes para a fixação do conhecimento e avaliação prática do conteúdo ministrado. 

No caminho houveram dois desligamentos por desistência, restando 28 Agentes Penitenciários da Bahia, 04 do Espítito Santo e 03 de Minas Gerais.

O Maj PM Ronivaldo Pontes, Comandante da CAEMA, afirmou em seu pronunciamento que “a administração penitenciária e a comunidade dos estados de origem dos servidores podem contar com profissionais capacitados, com técnicas e conhecimentos essenciais para o exercício das suas usas atividades com maior segurança e eficiência.

O curso é uma das Boas Práticas realizadas pela CIPE/Mata Atlântica e se alinha ao Plano Estratégico 2017-2025 “A PMBA rumo ao Bicentenário”, através da capacitação de profissionais de segurança pública.

Fonte: CIPE- Mata Atlântica (CAEMA)

Confira a galeria de fotos desta notícia

10 fotos em 1 página