Segunda reunião itinerante do Pacto Pela Vida acontece em Vitória da Conquista

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A caravana do Pacto Pela Vida estacionou, desta vez, na cidade de Vitória da Conquista. Sob a liderança do governador Rui Costa, autoridades do Judiciário, do Legislativo e da Segurança Pública do Estado se reuniram, na manhã desta quinta-feira (09), para discutir ações e buscar soluções integradas que reduzam os índices de violência na Bahia.

De acordo com o Governador Rui Costa, o objetivo das reuniões regionais do Pacto Pela Vida é corrigir rumos e reduzir distâncias. “É um jeito diferente de fazer o Pacto Pela Vida”, destacou o Governador da Bahia.

Com duas unidades prisionais e um Núcleo de Apoio e Acompanhamento as Penas e Medidas Alternativas (Neapa) em Vitória da Conquista, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado, através do Secretário Nestor Duarte Neto, participou do encontro e foi elogiada pelas ações desenvolvidas no município.

Em agosto de 2016, a Seap inaugurou mais uma unidade penitenciária no município, o novo Conjunto Penal de Vitória da Conquista, com 750 vagas. Além dessa unidade, a cidade já possuía o presídio Advogado Nilton Gonçalves, com 187 vagas, e um Neapa que, somente no ano passado, fez o acompanhamento efetivo de 507 cumpridores de penas e medidas alternativas.

O Secretário Nestor Duarte Neto destacou o programa como vitorioso, e acredita que as soluções encontradas são muito positivas para o Estado. “Através do diálogo, entre os diversos poderes e instituições envolvidas, vamos desenvolver projetos e solucionar os problemas”, destacou Nestor.

Ao fim do encontro, o governador sintetizou o que foi apreciado pelos participantes. “Agilizar, melhorar o diálogo e a interação das instituições com vistas a melhorar o funcionamento do sistema judicial e de segurança pública. O ganho aqui, eu diria, é de sinergia e de propostas”, declarou Rui Costa.