
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização inaugurou na manhã desta sexta-feira o Posto de Saúde Penitenciário (PSP) do Conjunto Penal de Paulo Afonso, após parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso.
A inauguração contou com a participação do Secretário Nestor Duarte Neto, do vice-prefeito de Paulo Afonso, Flávio Henrique, do Diretor do Conjunto Penal, Major Jorge Júnior, dos Superintendentes de Gestão Prisional e Ressocialização Sustentável, Major Júlio César e Luís Antônio Fonseca, do Assessor Especial, Cel. Paulo César, dentre outras autoridades.
Na unidade de saúde, os internos terão acesso a serviços médicos, odontológicos, psiquiátricos e psicológicos das 7hs ás 18hs. Atualmente, o conjunto penal possui 675 internos, dentre estes 26 são mulheres.
De acordo com o secretário Nestor Duarte, a Seap busca melhorar as condições de vida do interno dentro do sistema para que, ao final do cumprimento da pena, ele possa retornar a sociedade livre do mundo do crime, capacitado e com condições de saúde. Ainda de acordo com o secretário, essa unidade já foi ampliada em 228 vagas.
O Vice-Prefeito de Paulo Afonso, Flávio Henrique, defendeu a parceria e afirmou que o município contribuiu por meio de profissionais, materiais e equipamentos. Segundo o gestor, o PSP é um instrumento básico para a política de ressocialização porque dá ao interno uma condição mínima de saúde, demonstrando que há uma preocupação da sociedade com o sistema carcerário. “Então, muito feliz, Paulo Afonso recebe a visita do secretário Nestor Duarte e agradece a atenção e o apoio com esta parceria, que já é uma política que consideramos muito importante para a sociedade em geral”, declarou.
Major Jorge Júnior, diretor do conjunto penal, agradeceu o apoio dos parceiros e de todos que contribuíram para que houvesse a implantação e inauguração do PSP. “Muitos não tem noção da importância dessa unidade para os presos. Estou muito grato e expresso isso em público para que todos saibam da nossa luta e determinação”, destacou.