Seap inaugura Conjunto Penal em Barreiras

Inauguração
Seap inaugura Conjunto Penal em Barreiras

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, inaugurou na manhã de hoje o primeiro conjunto penal do “Além São Francisco”, o Conjunto Penal de Barreiras.

A inauguração contou com a presença de muitas autoridades e convidados, como o Bispo Dom Josafar (Diocese de Barreiras), deputados, vereadores, promotores, defensores, advogados, entre outros.

O novo centro prisional é resultado de um investimento próprio do Governo do Estado e tem capacidade para 533 presos. A unidade será administrada pela empresa Socializa, vencedora do processo licitatório de có-gestão.

O novo conjunto penal foi equipado com: detector de metal nas três modalidades (pórtico, manual e banqueta); mais de 100 câmeras com circuito de CFTV; raio x de esteira; bloqueador de sinal de celular; scanner corporal, salas para vídeo audiência; salas de aula; salas multiuso; posto de saúde com gabinete médico e dentário; laboratório de informática para internos; e espaços diversos para oficinas de trabalho e educação.

O contrato de có-gestão também prevê que a empresa deve contratar 25 internos para trabalhar em atividades diversas na unidade e, além disso, deve firmar parceria com empresas privadas com o intuito delas absorverem a mão-de-obra carcerária.

O Secretário Nestor Duarte agradeceu a presença de todos nesse momento especial e a contribuição de toda a equipe Seap pela concretização desse projeto. “Hoje, damos função social para mais esse empreendimento, que é um investimento do Governo da Bahia, na busca por zerar o déficit penitenciário baiano e promover a ressocialização dos internos. Além disso, o funcionamento dessa unidade trará muitos benefícios para o município como a geração de emprego. Estamos muito felizes”, destacou.

Além deste, ainda no primeiro semestre do ano corrente, a Seap vai inaugurar novos conjuntos penais em Irecê, Brumado e Salvador, que somarão mais de 1.700 vagas para o sistema prisional baiano. Ao fim dessas inaugurações, a Seap será o primeiro Estado brasileiro a zerar o déficit penitenciário.

No Governo de Rui Costa já foram inauguradas 2.190 novas vagas, com a construção e ampliação de unidades prisionais.