Seap firma parceria visando a qualificação dos profissionais de saúde e da segurança do sistema prisional

Saúde
Seap firma parceria visando a qualificação dos profissionais de saúde e da segurança do sistema prisional

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Diretoria de Acompanhamento Biopsicossocial ao Interno, firmou parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Salvador, mediante Diretoria da Atenção à Saúde, visando a qualificação dos profissionais de saúde e da segurança do sistema prisional.

Na ocasião, foram abordados temas de tamanha relevância como o Tabagismo, a saúde da população negra e o racismo institucional, a saúde do homem e LGBT.

A Diretora de Acompanhamento Biopsicossocial ao Interno, Dra. Mirian Bruno da Silva,  se declarou entusiasmada: "prezo pela educação permanente, por entender o impacto no contexto laboral e a responsabilidade estatal em prestar serviços de qualidade e eficiência aos custodiados.  Os temas abordados e as especificidades elencadas contribuirão, expressivamente, nas práticas assistenciais à população privada de liberdade".

Nos dois dias de capacitação os profissionais tiveram acesso ao embasamento legal das políticas públicas e puderam alinhar a execução à realidade do sistema prisional.

O agente penitenciário, Silvio Roberto de Lima Santos, que atua na Penitenciária Lemos de Brito falou da importância de capacitações sistemáticas para os profissionais de segurança, que contemplem questões de saúde, visto que, o repertório de informações adquiridas reflete na rotina institucional permitindo ações interventivas e encaminhamentos: "Estamos muito próximos deles e esse contato permite que tenhamos visão ampliada do que acontece, muito mais fácil para gente solicitar um médico, psicólogo [...] identificar sintomas, demandas.