Projeto profissionalizante é fruto de uma parceria entre a UNP e a Seap
A tarde desta terça-feira (11) foi de alegria, emoção e conquista para trinta reeducandos da Cadeia Pública, localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, que participaram da formatura da turma de elétrica básica do projeto da Universal nos Presídios (UNP), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
O objetivo do programa é facilitar a reinserção dos internos na vida em sociedade, oferecendo formação profissional que possa ser utilizada como meio de trabalho fora dos muros, construindo oportunidades reais para um novo recomeço. Durante a cerimônia de entrega dos certificados, a emoção tomou conta dos formandos, que também tiveram a oportunidade de assistir a vídeos motivacionais gravados por seus familiares. Alguns não conseguiram conter as lágrimas.
O curso, com carga horária de 60 horas, ensinou princípios e conceitos fundamentais da eletricidade, como fenômenos elétricos, circuitos, corrente, tensão, resistência e potência, além de suas aplicações práticas no mercado de trabalho. A formação também contribui para a remição de pena, possibilitando a redução da pena por meio de estudo, trabalho ou leitura.
A cerimônia contou com a presença de representantes da Seap e da UNP, além de servidores da unidade.