Projeto Identidade Cidadã e Saúde no Sistema Prisional é desenvolvido no Conjunto Penal Feminino

Atividades Ressocializadoras
Projeto Identidade Cidadã e Saúde no Sistema Prisional é desenvolvido no Conjunto Penal Feminino

Internas do Conjunto Penal Feminino de Salvador participaram, no último dia 25, da ação "Promoção da Cidadania – Projeto Identidade Cidadã e Saúde no Sistema Prisional".

Desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, o Departamento Penitenciário Nacional, e as secretarias de Saúde do estado e do município, o projeto tem por finalidade oferecer serviços de documentação pessoal básica a pessoa privada de liberdade e de saúde. 

De acordo com o Depen,  a maioria dos presos não possui nem mesmo a Certidão de Nascimento, e é a partir deste documento que se tem acesso a toda a documentação necessária ao exercício da cidadania, como a concessão de benefícios previdenciários, auxílio-reclusão, auxílio-saúde, aposentadoria por idade ou por invalidez, inclusão em programas sociais, bem como a participação em cursos educacionais e profissionalizantes.

As 111 internas do conjunto penal também participaram de ações de saúde como vacinação, realizada pela Central Médica Penitenciária, atendimento clínico e ginecológico, e testagem rápida de HIV, SÍFILIS E HEPATITE C. 

De acordo com a diretora do presídio feminino, Luz Marina Ferreira, o Projeto foi um sucesso pois possibilitou um grande acesso às ações de saúde e maior promoção da cidadania.