Palestra encerra atividades do Outubro Rosa no Conjunto Penal de Feira de Santana

Saúde
Palestra encerra atividades do Outubro Rosa no Conjunto Penal de Feira de Santana

Uma palestra conscietizadora encerrou hoje (30), as atividades do Outubro Rosa no Conjunto Penal de Feira de Santana – CPFS.

A Professora Dra. Maria Betânia Knoedt Andrade, Fundadora e ex-diretora da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer - AAPC apresentou para mais de 100 pessoas (internas e servidoras) que, dentre outros, a alimentação, estilo de vida e a genética são fatores que favorecem o aparecimento da doença, porém enfatizou que mesmo aquelas que possuem hábitos saudáveis devem conhecer seus próprios corpos, tocando-se, pois caso descoberto a doença no estágio inicial maior é possibilidade de cura.

O movimento Outubro Rosa nasce na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.900 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2017, sendo 2.760 de mama e quando detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura.

O evento também contou a presença do Deputado Estadual e Líder do Governo, Zé Neto PT-BA que também destacou a importância do cuidado com a saúde de todas as mulheres, com um olhar especial àquelas privadas de liberdade.