No ritmo Zumba, Projeto Vida Saudável é apresentado no CPI

Atividades Ressocializadoras
No ritmo Zumba, Projeto Vida Saudável é apresentado no CPI

Uma prática exitosa desenvolvida pela equipe de ressocialização do Conjunto Penal de Itabuna (CPI) foi apresentada na manhã dessa quarta-feira (8), em uma videoconferência com representantes da Seap, além de diversas outras unidades prisionais do estado. A apresentação faz parte da segunda edição do projeto Práticas Exitosas no Sistema Prisional Baiano.

O projeto escolhido, por meio da cogestão Seap/ Socializa Brasil, foi o “Vida Saudável no CPI”, que consiste em integrar e desenvolver por meio da dança, especificamente da modalidade “Zumba Fitness”, cerca de 60 reeducandas da unidade.

A apresentação foi realizada pela psicóloga Amanda Costa, que detalhou os benefícios para a saúde mental e física das alunas, com benefícios sensoriais, de memória e a elevação da autoestima e sentido de pertencimento a um grupo social para além da situação do cárcere.

A ação foi bastante elogiada, especialmente por trabalhar a ludicidade no ambiente prisional numa perspectiva de integração social das internas, e também porque envolve toda a equipe multidisciplinar da ressocialização e de acompanhamento biopsicossocial da unidade.

Além da psicóloga Amanda Costa, participaram da videoconferência, realizada na Escola Cultural Luís Eduardo Magalhães, outros psicólogos, terapeuta ocupacional, advogada, pedagoga, assistentes sociais, além de representantes do corpo de segurança e da gerência da empresa Socializa em Itabuna.