
Produto é resultado de uma parceria entre Seap, Labfoto e Nesp (UFBA) e estará exposto entre os dias 19 e 31 de agosto no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC)
O Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação (Labfoto) e o Núcleo de Estudos sobre Sanção Penal (Nesp), da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), realizarão entre os dias 19 e 31 de agosto de 2025, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), a exposição “Daqui de Dentro”, resultado da Oficina de Imagens desenvolvida entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 no Conjunto Penal Feminino de Salvador.
A abertura oficial para o público acontecerá no dia 19 de agosto e, durante o período expositivo, o público poderá conferir as produções fotográficas realizadas pelas internas, além de participar de atividades interativas, como rodas de conversa e experimentação fotográfica.
A oficina envolveu oito mulheres sentenciadas, que participaram integralmente, e duas convidadas em caráter pontual. Ao longo dos encontros, foram realizadas práticas em técnicas fotográficas aliadas à metodologia da Pedagogia Griô, propondo reflexões sobre subjetividade, sentidos de justiça e identidade. Entre as atividades, destacaram-se: construção de câmeras escuras de papel, experimentação em laboratório químico de revelação, fotografia pinhole, visitas a fotolivros, montagem de cenários e sessões fotográficas individuais.
Com a iniciativa, a Seap, o Labfoto e o Nesp reforçam o compromisso com a arte, a educação e a ressocialização, sempre na busca por um sistema prisional mais justo, eficiente e, principalmente, mais humanizado.Antes da abertura oficial da exposição, houve um evento inicial dedicado exclusivamente às participantes da oficina e a seus familiares. Confira um pouco do que aconteceu nas imagens abaixo: