Conjunto Penal de Itabuna realiza ações preventivas contra o câncer de próstata

Saúde
Conjunto Penal de Itabuna realiza ações  preventivas contra o câncer de próstata

Dentro da programação do Novembro Azul no Conjunto Penal de Itabuna, foi realizada, na manhã de quarta-feira (15), uma maratona de consultas de internos com o médico urologista Júlio Brito, um dos mais conceituados do interior da Bahia. Ao todo foram 29 atendimentos.

Em todas as consultas foram realizados exames de toque, sendo que em alguns pacientes foi detectado um aumento suspeito da próstata. Para esses, o procedimento recomendado foi um exame mais detalhado, uma ultrassonografia da região. Para os demais, o exame recomendado foi o PSA.

O próximo passo é a realização dos exames prescritos. O próprio médico especialista já se dispôs a retornar à unidade para fazer o acompanhamento de todos os pacientes, assim que os exames estiverem prontos.

Importância

Júlio Brito destacou a importância de ações como essa, realizada pelo Conjunto Penal de Itabuna, por meio da empresa Socializa Brasil, que faz a administração da unidade em regime de cogestão com o Governo do Estado, por meio da Seap.

“Devido à dificuldade de acesso aos serviços de saúde para essa população, por estarem privados de liberdade, uma ação dessas, em que o especialista vem até os internos, é de grande importância. É dar a eles a oportunidade de cuidarem da saúde, como talvez não tivessem, mesmo se estivessem em liberdade. Estamos vendo as dificuldades de acesso ao sistema de saúde lá fora”.

A enfermeira Jhenifer Soares afirmou que os atendimentos seguiram uma triagem previamente realizada pela equipe de Enfermagem e a coordenação da Educação, em que foram sinalizadas as prioridades, a partir do histórico – nunca terem feito o exame de próstata – combinado com a idade.

“Além desses, outros internos sinalizaram a vontade de participar, o que resultou no número de 29 atendimentos numa manhã. Agradecemos ao Dr Júlio Brito, à direção estadual, à gestão da Socializa, e às equipes de Enfermagem, Educação e da Segurança, que nos ajudaram a realizar esse trabalho”, concluiu a enfermeira.