A Bahia é o primeiro estado do Brasil a aprovar todos os participantes do Curso Básico de Inteligência Penitenciária para Outros Órgãos

Capacitação
A Bahia é o primeiro estado a aprovar todos os participantes do Curso Básico de Inteligência Penitenciária para Outros Órgãos

A Bahia é o primeiro estado a aprovar todos os participantes do Curso Básico de Inteligência Penitenciária para Outros Órgãos (CBIPENO). O curso é pioneiro na Bahia e é um marco histórico no Sistema Prisional Baiano, pois o objetivo é  abrir espaço para novos cursos e capacitação com esta parceria.

A 28º fase do Curso Básico de Inteligência Penitenciária para Outros Órgãos - CBIPENO, promovido pela Coordenação Geral de Inteligência do Depen e pela Escola Penitenciária, aborda conteúdos da Doutrina de Inteligência Penitenciária Nacional aos componentes do Sistema Prisional Baiano. A meta é capacitar agentes penitenciários para utilização das técnicas de inteligências que permitam a produção do conhecimento com o objetivo de identificar ameaças reais ou potenciais ao Sistema Prisional.

Na área de Segurança Pública o intuito é fornecer subsídios ao tomador de decisão e a produção de planos de segurança, como antecipar crises e problemas graves na segurança pública e no Sistema Prisional. Além disso, fomentar a interação dos agentes penitenciários com os outros Órgãos de inteligência de Segurança Pública.

No âmbito estratégico é o primeiro passo para a criação de uma Inteligência Prisional sólida com futura criação de núcleos de inteligência nas Unidades Prisionais. 

De acordo com o Agente Federal de Execução Penal do Depen, Bruno Cesar, esse curso está sendo desenvolvido há dois anos pelo Depen em virtude de uma dificuldade de haver um padrão de trabalho no sistema prisional brasileiro. "O que buscamos é que todos trabalhem de forma padronizada na produção de documentos e de informação, além de trazer as técnicas que nós adquirimos ao longo desses anos, inclusive em cursos no exterior", destacou o coordenador.  

Este curso foi desenvolvido pela SEAP em parceria com os outros Órgãos que compõem o Sistema de Inteligência da Bahia, como a SSP através do Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do Superintendente de Inteligência da SSP, Rogerio Magno. Também foram parceiros fortes o Coordenador de Inteligência do DEPEN,  Sandro Abel Sousa Barradas, o Diretor Geral do DEPEN, Cel PM SP Marco Antônio Severo Silva, e a Dra. Ana Helena de Oliveira Pessoa, Diretora da Escola Penitenciária do DEPEN com a presença dos Professores Agentes Federais de Execução Penal.

O Secretário Nestor Duarte esteve presente no desenvolvimento do curso e ressaltou a importância da realização de cursos como esse na busca por um sistema cada dia mais unificado, padronizado e desenvolvido. "Com certeza, todos os participantes sairão daqui com novos aprendizados e técnicas para serem colocadas em prática nos diversos setores que envolve o Sistema Prisional baiano", declarou.

O curso que teve duração de uma semana com 42 horas aulas, com conteúdo teórico e prático, contou com a participação de 29 agentes penitenciários do Estado da Bahia (9 das unidades do interior e 20 da Capital); 1 do Departamento de Inteligência da PC; 1 da ABIN; 2 do Comando de Policiamento Especializado da PMBA; 1 do Batalhão de Guardas da PMBA; 1 da Coordenação de Inteligência do Bombeiro Militar; 2 do Comando de Operações e Inteligência da PM; 3 do Ministério Público; 2 da 9 Coordenadoria de Polícia Civil do Interior e 2 da Superintendência de Inteligência da SSP/ BA.

 

Confira a galeria de fotos desta notícia

5 fotos em 1 página