Agentes penitenciários participam do V Curso Básico de Ações Prisionais

Capacitação
Agentes penitenciários participam do V Curso Básico de Ações Prisionais

27 agentes penitenciários receberam treinamentos diversificados durante 7 dias na 5ª edição do Curso Básico de Ações Prisionais na sede da CIPE- Mata Atlântica (CAEMA) em Posto da Mata, Nova Viçosa.

Essa capacitação é proveniente de parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e o Comando Geral da Polícia Militar do Estado.

Os agentes receberam instruções de doutrina institucional, instrução tática individual, armamento e tiro, técnicas de abordagem, ações de Controle de Distúrbio Civil (CDC) em unidades prisionais, doutrina de escolta e condução de presos, primeira intervenção em ocorrência de crise em unidade prisional, tiro policial e treinamento físico militar, além da realização de simulações como forma de avaliação prática do conteúdo ministrado. 

Mais de cem agentes penitenciários já foram certificados com esse curso, e o superintendente de Gestão Prisional da Seap, Major Jújlio Cesar, considera de extrema importância para o aprimoramento do conhecimento dos servidores penitenciários.

Em virtude da grande procura dos agentes penitenciários com interesse em adquirir os conhecimentos oferecidos no curso, é feito um processo seletivo dividido em duas fases (exame de saúde e aptidão física). Após essa fase, os que possuem aptidão para o ensino, são dividios em turmas e a 6º edição acontecerá ainda no ano corrente.

Além de agentes penitenciários baianos, servidores de outros Estados foram convidados para participar do curso. De acordo com o Major Júlio Cesar, esse intercâmbio cultural é muito importante para a consolidação de diferentes conhecimentos.

O Secretário Nestor Duarte afirmou que a Seap tem um propósito de estar sempre contribuindo com a capacitação dos seus servidores. “Buscamos, através de boas parcerias como essa com o Comando Geral da Polícia Militar e com o CAEMA, proporcionar cursos de capacitação, treinamento e qualificação no trato prisional para os agentes penitenciários”, destacou.

 

 

 

 

Confira a galeria de fotos desta notícia

3 fotos em 1 página