Uneb e UPT lançam curso preparatório em unidade prisional de Teixeira

Saiu na mídia
Foto: www.sulbahianews.com.br

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB em parceria com programa Universidade Para Todos - UPT, lançou na manhã deste sábado (18) o projeto “Quebrando as Grades”, com o curso preparatório para internos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-CPTF.

O projeto “Quebrando as Grades”, é um suporte acadêmico para o ENEN e UNEB, onde serão oferecidos aulões de revisão, para ações seletivas para o ensino superior, com o objetivo de reverter situações de violência e exclusão na sociedade, contribuindo no processo de ressocialização de cada interno.

O curso Universidade Para Todos é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC.

Do acordo com Rozineide da Silva Carneiro Sousa, Mestre em Educação pela UNEB, gestora do projeto UPT polo Teixeira de Freitas e Assessora Administrativa de Articulação da UNEB, Teixeira de Freitas é a primeira cidade receber o curso preparatório em unidades prisionais pelo programa UPT, onde funcionará em caráter experimental.

Ainda de acordo com Rozineide, com a evolução do programa o mesmo poderá ser implantado nas demaiss unidades prisionais da Bahia. “Atualmente falar em educação nas prisões gera um certo desconforto por parte da sociedade, pois ainda é comum a visão da prisão enquanto a instituição meramente punitiva, entendemos que a prisão não pode atingir direitos que não estão vinculadas no direito de ir e vir do sujeito, de modo que deve ser garantido aos internos o direito a educação por ser um direito humano e pelo fato de que a educação é um instrumento para atingir a inclusão social” finalizou.

Fonte: www.sulbahianews.com.br