Seis agentes penitenciários baianos participam da Operação Élpis em Roraima

Gestão Prisional
Seis agentes penitenciários baianos participam da Operação Élpis em Roraima

Seis agentes penitenciários baianos foram remanejados para participar da Operação Élpis, uma ação destinada à assumir a administração da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR). A força tarefa surgiu após os governos federal e de Roraima acordarem a transferência da gestão de presídios estaduais para a União até 31 de dezembro deste ano.

A operação foi deflagrada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Segurança Pública, no dia 26 de novembro e conta com a participação de cerca de 250 agentes de forças de segurança federais (Força Nacional, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Exército, e estaduais (Secretaria de Justiça, polícias Militar e Civil), além da guarda-civil de Boa Vista.

Em janeiro de 2017, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo foi palco de uma rebelião durante a qual foram mortos 33 presos. Fugas, motins e outras rebeliões já tinham sido registradas anteriormente o que motivou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a pedir ao presidente da República, Michel Temer, que autorizasse a intervenção federal no sistema penitenciário estadual.

Segundo o diretor-geral do Depen, Tácio Muzzi, a fim de evitar a ocorrência de novos crimes, a operação  consiste na “retomada do estabelecimento” e “reorganização dos custodiados”. A primeira ação envolve a revista em todas as dependências da unidade prisional, o que exige, entre outras coisas, que os detentos sejam temporariamente trocados de cela – o que já começou a ser feito.

Parte do efetivo reunido para a operação foi distribuído de forma a reforçar o policiamento preventivo nas ruas da capital roraimense.

 

Foto: Agência Brasil