
A Colônia Penal de Simões filho, realizou nessa quarta-feira (29), mais um ciclo de atividades com o objetivo de promover o envolvimento dos internos e estudantes da unidade em ações socioeducativas. Profissionais da educação e do setor biopsicossocial promoveram debates sobre o enfrentamento ao racismo estrutural, atividade que marca as celebrações do Mês da Consciência Negra.
Foram realizadas duas rodas de conversa nas alas A e B da colônia penal, onde os internos e facilitadores dialogaram sobre conteúdos voltados a causa racial e suas estruturas ancestrais. A ação faz parte de uma série de atividades da SEAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), que tem como uma de suas prioridades a reinserção dos apenados na sociedade e no mercado de trabalho. O ciclo de conversa tratou da importância dos estudos, das políticas voltadas para o mercado de trabalho para uma vida com dignidade no pós-cárcere.
As atividades visam contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes e ouvintes e para sua formação social e cidadã, estimulando os estudos, a interdisciplinaridade e a autonomia intelectual a partir do senso crítico dos apenados. A ludicidade e a arte, também estiveram presente nas atividades. Os internos cantaram e representaram canções e danças ancoradas na cultura negra Em um estado e capital majoritariamente negra, o projeto Em Pauta se desenvolveu tendo a arte e a cultura como lastro para as variadas áreas do conhecimento e fecha o ciclo de 2023 com empenho e força na transformação dos internos.