Outubro Rosa é tema de destaca em unidades prisionais do Estado

Saúde

Outubro Rosa. Uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama que também é desenvolvida dentro das unidades prisionais do Estado da Bahia. 

No Conjunto Penal de Feira de Santana, através da Equipe Biopsicossocial, foi promovida a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama - Outubro Rosa durante todo o mês. Neste período, foram realizadas ações socioeducativas como: ◼Levantamento de mulheres reclusas com idade superior a 36 anos para realização de mamografia em parceria com a Secretaria de Saúde do Município; ◼Promoção do Acolhimento aos familiares dos internos(as), com a temática: "Onde tem cor tem vida", orientações sobre o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce e acesso ao tratamento; ◼Palestra e Orientações envolvendo detentos  acerca da prevenção do Câncer de Mama; ◼Ação com servidoras penitenciárias e Comissão da OAB  voltada para autoestima e prevenção; ◼Ações com mulheres privadas de liberdade ressaltando a campanha de prevenção. ◼Encerramento  da Campanha Outubro Rosa (31/10), com Servidores Penitenciários  e Estudantes universitários e internas do Conjunto Penal de Feira de Santana.

Tudo isso, associado ao acompanhamento feito as mulheres do sistema carcerário baiano durante o ano inteiro, permite identificar a doença na fase inicial e evitar que ela avance.