CEAPA participa do Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado

Alternativas Penais
CEAPA participa do Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado

A CEAPA representada pela Coordenadora - Geral, Andréa Mércia Batista, participou nos dia 12 e 13/04/2018, no DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional, em Brasilia, da reunião com os integrantes e peritos do Programa EL PACcto – Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado, que é composto por países da Europa e América Latina, cujo objetivo foi apresentar informações e práticas voltadas ao acompanhamento de Alternativas Penais em destaque no Brasil.

A programação contou com uma fala institucional do Departamento Penitenciário Nacional sobre a Política Nacional de Alternativas Penais e o fomento às ações em âmbito nacional e outros dois momentos em que o DEPEN franqueou para duas Unidades da Federação (Bahia e Minas Gerais) para compartilharem suas experiências em relação ao tema.

A participação da CEAPA -Ba foi garantida pela consolidação no acompanhamento das alternativas penais no Estado há 16 anos, por meio das equipes multidisciplinares que com suas práticas e metodologias reconhecidas pelo sistema de justiça, pelas unidades de ensino, por parceiros das Redes Públicas e Privadas e principalmente pelo público atendido. 

A Coordenadora apresentou todos os dados quantitativos e qualitativos, metodologias, histórico, parcerias, aparato legal, desafios ao trabalho e as diversas especificidades da área que requerem contínuo envolvimento dos profissionais com princípios restaurativos e de ressignificação. 

"Esta foi mais uma oportunidade exitosa de trazer à público o trabalho desta Central que fornece dados positivos para o Estado e se destaca pela seriedade e respeito pelo equipamento público. Com equipes comprometidas, metodologia bem estabelecida, aprimoramento constante e instrumental condizente com o respeito à diversidade, vamos conquistando todos os dias novos espaços e contribuindo para um sistema de justiça criminal mais eficaz", destacou Andréa Mércia.