CEAPA - Núcleo de Juazeiro promove evento de capacitação e agrega instituições

Alternativas Penais
CEAPA - Núcleo de Juazeiro promove evento de capacitação e agrega instituições

A Central de Acompanhamento as Penas e Medidas Alternativas, através do seu núcleo de Juazeiro, promoveu uma reunião de capacitação no município.

O evento agregou cerca de 30 instituições da rede de cumprimento e socioassistencial, parceiros efetivos na execução das Alternativas Penais na cidade. Dentre estas: OSC´s, órgãos de Políticas Públicas de Saúde e da Assistência Social. 

A atividade foi realizada pela dupla do setor psicossocial, composto por Emanuele Fonseca e Flávia Ribeiro que mantém contatos e assessoramento estreito desta Rede que é tão importante para a execução das Alternativas Penais, seja no campo do cumprimento efetivo das imposições judiciais e/ou no saneamento de demandas de saúde e de ordem socioassistencial. 

A aplicação das penas e medidas alternativas ocorre na efetividade das parcerias firmadas com instituições públicas e privados, sem fins lucrativos e com destinação social que oferecem serviços para os cumpridores. 

O núcleo de Juazeiro, foi criado no ano 2010 e, hoje, faz o acompanhamento efetivo de 909 cumpridores de medidas alternativas. A Central também conta com outros 16 núcleos espalhados pelo Estado que juntos totalizam 6.419 acompanhamentos de alternativas penais.