Agentes penitenciários são capacitados para usar os armamentos institucionais e equipamentos de segurança

Capacitação
Agentes penitenciários são capacitados para usar os armamentos institucionais e equipamentos de segurança

Teve inicio, na manhã de hoje (10), o primeiro módulo do Curso de Rotinas e Procedimentos Penitenciários destinado a habilitação do Agente Penitenciário para utilização do armamento institucional e equipamentos de baixa letalidade. A abertura contou com a participação do Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, e do Comandante Geral do Batalhão de Polícia de Choque, Cel. Guerra. 

Em março do ano corrente, o Governo do Estado, através da Seap, investiu R$ 7.898.960,07 na aquisição de armamentos institucionais e equipamentos de segurança para o sistema prisional baiano. 

Desde a primeira casa penitenciária baiana, em 1861, nenhum Governador havia investido na modernização e no aparelhamento das unidades prisionais. As armas vão atender, precipuamente, três atividades básicas do sistema: escolta, custódia e segurança de perímetro dos estabelecimentos prisionais.

O curso que será realizado nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), entre 10/06 a 14/06 e 17/06, nos turnos matutino e vespertino, totalizando 48 (quarenta e oito) horas/aula.

O Comandante Geral, Cel. Guerra, além de disponibilizar o espaço do batalhão para a realização do curso, irá contribuir com a capacitação dos agentes. “Entendemos a importância desse momento para a Seap. Juntos, damos o primeiro passo para a formação técnica do agente penitenciário e queremos contribuir porque somos elos de uma grande engrenagem que é a Segurança Pública do Estado”, declarou. 

Relembrando um pouco todos os investimentos feitos na área prisional desde a criação da pasta, em 2011, o secretário Nestor Duarte defendeu esse como um dos mais importantes. Para além da aquisição de equipamentos, esse momento representa a valorização do servidor penitenciário perante a sociedade. “Hoje, por determinação do Governador Rui Costa, investimos e consolidamos um sistema penitenciário modernizado, equipado e que valoriza a categoria dos agentes penitenciários”, destacou. 

Confira a galeria de fotos desta notícia