
Autocuidado, direitos da mulher e o combate a violência estiveram entre os temas expostos
O Mês das Mulheres no Conjunto Penal Feminino (CPF) foi marcado por atividades de valorização e conscientização para internas, policiais penais e demais servidoras da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Na terça-feira (25), a Universal nos Presídios (UNP) promoveu a palestra "Saúde da Mulher", que abordou a importância do autocuidado e o bem-estar feminino, para as internas da unidade.
Ainda na terça-feira (25), as internas também participaram de uma roda de conversa, que abordaram temas relacionados aos direitos e a proteção das mulheres, desde, os “Caminhos Legais e Direito das Mulheres” e “Compreendendo a Violência Doméstica”, até os “Tipos e Ciclos do abuso”.
As discussões tiveram a participação de uma representante da 3ª Vara de Violência Doméstica, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), bem como de terapeutas e representantes do projeto voltado às mulheres, o "Ampara Mulher". Ao final, foi entregue um kit de higiene para cada reeducanda participante.
As mulheres da Seap que atuam no Conjunto Penal Feminino, policiais penais femininas e servidoras administrativas, também não ficaram de fora da programação. A Universal nos Presídios (UNP) proporcionou um momento de relaxamento, com direito a massagem corporal, limpeza de pele e uma mesa repleta salgados, sequilhos, docinhos e bolo.
Nucom-Seap 26.03.2025