
A capacitação em manutenção de aparelhos de refrigeração teve duração de quatro meses
A construção de um novo futuro e esperança de dias melhores chegou para 15 internas do Conjunto Penal Feminino (CPF), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), na terça-feira (12). Em uma cerimônia realizada na unidade, as reeducandas receberam certificados de conclusão do curso de manutenção e aparelhos de refrigeração.
Com carga horária de 72 horas, a capacitação que teve duração de quatro meses, é fruto de uma parceria entre a Seap e o Projeto Universal nos Presídios, da Igreja Universal do Reino de Deus. A partir dos conhecimentos adquiridos, as mulheres custodiadas estão aptas a reparar e fazer manutenção preventivas nos equipamentos. Elas terão autonomia para gerar seus próprios recursos.
Se sentindo realizada, a interna R.P.S. declarou a satisfação e a esperança trazida pelo curso. “Este curso nos trouxe uma melhor expectativa de vida. É mais uma oportunidade de recomeçarmos e escolhermos um novo caminho. Estamos privadas de liberdade, mas não dos nossos direitos e deveres. Com certeza esse lugar não determina quem nós somos, mas sim quem nós queremos ser”, comentou.
Tony Silva / Nucom-Seap.