Colônia Penal Lafayete Coutinho encerra Curso de Refrigeração com certificação

Diversos
Colônia Penal Lafayete Coutinho encerra Curso de Refrigeração com certificação

Cerimônia celebra a certificação de 18 internos e reforça o compromisso da SEAP com a ressocialização por meio da educação profissional  

A tarde de terça-feira (9) foi inesquecível para os 18 internos da Colônia Penal Lafayete Coutinho (CPLC) que formaram a 2ª Turma do Curso de Refrigeração e receberam seus certificados de conclusão. A iniciativa integra o programa educacional da unidade. A solenidade ocorreu entre 14h30 e 15h30 e marcou o encerramento das atividades iniciadas em 7 de julho e finalizadas em 17 de novembro de 2025, totalizando 80 horas de formação.

O curso foi organizado pela Direção da CPLC, pela Coordenação de Educação e pela comissão de educação da Universal nos Presídios (UNP). A ação tem como objetivo oferecer aos custodiados qualificação profissional e oportunidade de desenvolvimento, fortalecendo o processo de reintegração social por meio da educação e do trabalho.

A turma inicial contava com 24 matriculados, dos quais 6 foram beneficiados com progressão de regime e obtiveram alvará de soltura, porém, mesmo assim receberam a conclusão das aulas.

O evento contou com a presença da Direção da Unidade, da Coordenação de Segurança e Vigilância, de Policiais Penais plantonistas, do Coordenador da Laborativa/Educação, de representantes do Corpo Técnico e Biopsicossocial, além de voluntários, professores da UNP e do representante da instituição no estado.

Organizada pelos voluntários da UNP em parceria com a Colônia Penal Lafayete Coutinho, a cerimônia celebrou mais uma importante conquista no fortalecimento das ações de ressocialização desenvolvidas na unidade e reforçou o compromisso da SEAP com a promoção de um sistema prisional mais justo, eficiente e, principalmente, mais humanizado.

NUCOM/SEAP  

FOTOS: WILTON DINIZ

Confira a galeria de fotos desta notícia

10 fotos em 1 página