Planejamento Estratégico vai ajudar Estado a traçar futuro do sistema prisional

Diversos
Planejamento Estratégico vai ajudar Estado  a traçar futuro do sistema prisional

Trabalho de consultoria da Saeb e Rede de Consultores Internos foi iniciado nesta quarta (12.03) com lideranças da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização

Novas diretrizes para o futuro do sistema prisional estão sendo traçadas pelo governo baiano com o suporte de uma tecnologia de gestão disseminada pelo próprio Estado. Nesta quarta-feira (12.03), a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio da sua Diretoria de Soluções em Gestão/Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão (CDSG) e da Rede de Consultores Internos(RCI), deu início a um trabalho de consultoria em Planejamento Estratégico Organizacional com as lideranças da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Realizado no auditório da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), o evento é o marco inaugural de uma atividade que irá resultar na definição de uma série de metas e ações alinhadas aos objetivos do governo do Estado. “O Planejamento Estratégico vai demonstrar onde queremos chegar: transformarmo-nos na melhor secretaria de Administração Penitenciária do País segundo os critérios do Pena Justa”, anunciou o líder da pasta, José Castro. Resultado de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Pena Justa é um plano nacional que prevê uma série de ações e metas a serem cumpridas até 2027 para combater a superlotação, melhorar a infraestrutura, fortalecer a reintegração social e assegurar a continuidade das mudanças no sistema prisional. “A ressocialização do preso é um dos principais produtos que temos a entregar à sociedade baiana: esse é o caminho que vamos trilhar e que passa também pela construção desse plano, essencial para facilitar as nossas tomadas de decisão e a construção das nossas ações”, resumiu o secretário. 

Presente ao evento, a diretora de Soluções em Gestão da Saeb Juliana Galvão ressaltou também a pertinência da consultoria em Planejamento Estratégico para o atual momento da Seap. “Além dos seus compromissos regimentais, a Secretaria tem desafios importantes, por exemplo, com as metas do Plano Plurianual e do Pena Justa. Todo esse cenário contribui para que realmente o órgão incorpore as práticas de gestão ao seu fazer. Planejar é isso: nos estruturarmos no presente para alcançarmos uma visão futura”, ressaltou a diretora.

Já a coordenadora de Disseminação de Soluções em Gestão (CDSG) da Saeb, Daniela Svec, ressaltou ainda que em 2018, a Seap participou de uma série de oficinas de preparação para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, onde foram elaborados produtos de Planejamento Estratégico. “A consultoria atual visa dar continuidade e aprimorar o trabalho realizado, adaptando o planejamento estratégico às novas demandas e desafios da secretaria”, explica Daniela, que é responsável pela coordenação geral da iniciativa.

No total, a consultoria prevê a realização de 176 horas de atividades, por meio de uma série de oficinas conduzidas pelos consultores internos Fernanda Badaró, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Leonardo Euler, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).  Com coordenação técnica dos servidores Pedro Rocha e Wliana Cruz, da Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão da Saeb, a iniciativa irá contemplar desde um diagnóstico, com análise do cenário atual e revisão do plano construído em 2018, até a elaboração de projetos estratégicos, passando pela formulação de uma estratégia, com definição de missão, valores e visão, objetivos e indicadores estratégicos.

Confira a galeria de fotos desta notícia

9 fotos em 1 página