Hoje a Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), deu início a Aula Inaugural do 1° Curso de Formação de Policiais Penais do estado da Bahia.
Embora seu foco principal seja a segurança, a Polícia Penal também atua na facilitação de programas que visam a ressocialização dos internos, colaborando com iniciativas educacionais, de trabalho e de saúde dentro das unidades prisionais.
A Seap tem diversos projetos importantes que estão sendo aplicados nos Conjuntos Penais em todo estado. Em Feira de Santana, inauguramos o Projeto Fênix. O primeiro projeto de piscicultura implantado em unidade prisional do Estado da Bahia, que capacitou 40 apenados para produzir quatro toneladas de tilápias por ano. O infocentro e a padaria-escola, que entregamos no Unidade de Segurança Máxima, em Serrinha. Essa padaria-escola deu ao reeducando a possibilidade de produzir seu próprio pão, gerando uma grande economia para o estado.
A transformação da categoria para Polícia Penal reflete uma valorização e reconhecimento das especificidades do trabalho dos agentes, alinhando-se a um papel mais amplo e estratégico no sistema de justiça e segurança pública.
Seap- Promovendo um sistema prisional mais humanizado e seguro.