Secretário prestigia abertura do Projeto Cienciart

Atividades Ressocializadoras
Secretário prestigia abertura do Projeto Cienciart

Neste sábado (19), o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, participou da abertura do Projeto Cienciart no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. 

O evento marca uma parceira entre a Seap, o Ministério Público do Estado, por meio da UMEP, a UNIFACS, a Universidade Portucalense, entre outras instituições. 

Focando, sobretudo, na perspectiva de uma formação humanista o Cienciart é um dos trabalhos fomentados pelo projeto “Academia Vai ao Cárcere”, do MP, criado no âmbito da Umep com o objetivo de ir além das atribuições da execução penal, capacitando professores, alunos e agentes públicos para que desenvolvam ações norteadas pela política penitenciária com foco na inclusão e formação do detento.

Até o dia 27, das 14h às 18h, o público terá acesso gratuito a mostra de artes plásticas e fotografia “Territórios para Projetos Libertários” com obras de artistas ilustrando um aspecto humanista de percepção do cárcere. As peças retratam ainda a situação dos albergados no hospital de custódia e o trabalho de voluntários e integrantes do sistema de Justiça no ambiente dos custodiados.

Parabenizando o sucesso do projeto, o Secretário Nestor Duarte destacou a importância de valorizar que estudantes e professores tenham acesso e conhecimento sobre a realidade do sistema prisional e da perspectiva de ressocialização dessas pessoas. “Essa iniciativa é fundamental a partir do momento em que entendemos que essas pessoas, embora tenham descumprido a lei, merecem fazer parte dessa sociedade com todas as garantias a sua dignidade respeitadas”, destacou. 

 

 

 

Confira a galeria de fotos desta notícia

5 fotos em 1 página