
Após 15 (quinze) dias de monitoramento sistêmico da janela epidemiológica estabelecida pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) no ‘Plano de Retomada das Visitas’, ocorrido no período de 24 de outubro a 07 de novembro de 2020, iniciamos nesta segunda-feira (09), mais uma semana de visitas sociais nas Unidades Prisionais do Estado, especificamente, através da implementação da 4ª Fase do Plano de Retomada das Visitas.
Conforme amplamente divulgado, nesta 4ª fase, as visitas sociais ocorrerão no período das 08h00 às 12h00, sendo permitido apenas um visitante por pessoa privada de liberdade, com idade entre 18 e 59 anos. O visitante será avaliado clinicamente com aferição de temperatura e verificação de sintomas gripais.
Para o Secretário Nestor Duarte, a janela epidemiológica estabelecida no Plano de Retomada das Visitas, a qual possibilitou o efetivo monitoramento das nossas Unidades Prisionais, aliado a conscientização dos familiares das pessoas privadas de liberdade quanto as medidas sanitárias adotadas, assegurou iniciarmos uma nova semana de visitação.
Como importante medida de prevenção, durante a visitação, ficará mantido o distanciamento de 1,5 metros entre os visitantes e/ou servidores penitenciários, como também, a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção a ser entregue pela Direção da Unidade Prisional para o familiar e para o interno.
Na Cadeia Pública de Salvador, conforme registros fotográficos, as visitas ocorreram nesta manhã, seguindo calendário divulgado pela Seap.
Após a semana de visitação (09 a 13 de novembro), o Sistema Penitenciário será, diuturnamente, monitorado ao longo de 15 dias consecutivos, e, não existindo disseminação da doença na Unidade Prisional, será estabelecido uma nova semana de visitação (30 de novembro a 04 de dezembro).