Seap elabora procedimentos operacionais da Porta de Entrada do sistema prisional

Gestão Prisional
Seap elabora procedimentos operacionais da Porta de Entrada do sistema prisional

Desde 2016, a  Superintendência de Ressocialização Sustentável (SRS), por meio da Diretoria de Acompanhamento Biopsicossocial ao Interno,  vem se reunindo com a Coordenação de Gestão Organizacional (COGEO) para elaborar os Procedimentos Operacionais Padrão da Porta de Entrada do sistema prisional baiano, relativo à área psicossocial.

Visitas técnicas foram realizadas em algumas unidades prisionais, envolvendo profissionais dos setores de Psicologia, Serviço Social, Segurança e Coordenação de Registro e Controle (CRC), a fim de conhecer o modus operandi local, o que difere de uma unidade para outra. No dia último dia 25, foi realizada reunião para elaboração do POP de Porta de Entrada, contando com representantes das seguintes unidades prisionais: Conj. Penal Feminino, Conjunto Penal de Lauro de Freitas, Cadeia Pública de Salvador, Penitenciária Lemos Brito, Centro de Observação Penal e Colônia Lafayete Coutinho. 

A falta de padronização dos procedimentos incorre em transtornos na rotina prisional, desde a transferência da pessoa custodiada, o levantamento e encaminhamento de demandas psicossociais, até a organização dos prontuários e devida circulação de documentos.