Seap economiza em papel distância entre CAB e centro de Lauro de Freitas

Diversos
Seap economiza em papel distância entre CAB e centro de Lauro de Freitas

Que tal caminhar em cima de folhas de ofício do Centro Administrativo da Bahia até o centro de Lauro de Freitas? Esse é um dado verídico mas fictício graças ao novo Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia), lançado pela Secretaria de Administração do Estado (SAEB). Essa conta, leva em consideração, o número de papeis que foram deixados de usar nos últimos 3 meses pela SEAP, após implantação do SEI Bahia, por onde foram economizados em torno de 71.000 folhas de ofício.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização - SEAP já possui aproximadamente 500 processos administrativos tramitando, divididos em 20 tipos diferentes. São processos das mais diversas áreas como Recursos Humanos, Financeiro e Administrativo. O sistema é um software de processo digital que elimina o uso de papel na tramitação dos procedimentos administrativos no Estado. A implantação começou em março de 2017 na SAEB e vem sendo implantado em etapas. Quando estiver em todas as repartições, não existirão mais processos físicos no Estado.

Além da economia financeira e ambiental, o sistema tem por finalidade trazer também mais agilidade, transparência, redução de custos e satisfação ao usuário.

O sucesso da implantação do SEI Bahia na SEAP, deve-se a metodologia utilizada pela equipe de administração local designada pela SEAP e também, a capacitação presencial realizada pela Coordenação de Gestão de Sistemas Administrativos da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL) da SAEB, na qual, foram capacitados na ferramenta aproximadamente 60 (sessenta) servidores, dentre eles Superintendentes, Diretores, Diretores Adjuntos, Agentes Penitenciários, Assessores, Coordenadores e demais servidores da SEAP, como também, capacitação em ambiente EAD, disponibilizada pela UCS - Universidade Corporativa do Serviço Público da SAEB e também pela Escola Virtual do Governo Federal – EVG.