Parceria promove cursos de capacitação para cumpridores de alternativas penais

Alternativas Penais
Parceria promove cursos de capacitação para cumpridores de penas alternativas

A Central de Apoio e Acompanhamento a Penas e Medidas Alternativas, da Seap, em parceria com a Secretaria de Educação, vem desenvolvendo cursos de capacitação para cumpridores de penas alternativas. 

São diversos cursos executados, através do Pronatec, em quase todos os municípios onde existem Núcleos da Ceapa, como: artesão em bolsas de couro e sintética, eletricista, auxiliar de saúde bucal, manutenção de computadores, processamento de frutas por uso de calor dentre outros, que já beneficiaram mais de 200 pessoas nos últimos meses.

O objetivo do Pronatec é promover cursos de educação profissional e tecnológica por meio de ações de assistência técnica e financeira. 

Além de acompanhar a execução penal, a Ceapa busca espaços e parcerias que possam ampliar o acesso aos direitos e possibilitar mudanças de trajetória.

O público recebeu uma bolsa diária de R$ 15,00 para deslocamento e alimentação, e a participação tem sido maciça segundo a coordenadora da Ceapa, Andréa Mércia. "Eles perceberam que essa é uma oportunidade de conseguir aprimorar a renda e melhorar sua qualidade de vida", declarou.