Nestor Duarte toma posse e fala sobre novos projetos

Diversos
Nestor Duarte toma posse e fala sobre novos projetos

Nestor Duarte tomou posse, nesta quinta-feira (7), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Infraestrutura, Centro Administrativo da Bahia para continuar executando avanços no sistema prisional baiano. 

Há quase 8 anos à frente da pasta, foi responsável pela criação de mais de 6.839 vagas colocando a Bahia com uma das melhores proporções de vaga x presos do país. 

Ajudou a reforçar o conceito de Sistema de Defesa Social do Estado da Bahia, através da articulação com as diversas Instituições públicas e privadas

Também promoveu dois concursos para agentes penitenciários, após 16 anos sem renovaçao da categoria. 

Ampliou a atuação da Central de Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas(CEAPA), referência nacional, pelo interior do Estado com os atuais 7.907 acompanhados. 

Pela primeira vez na história baiana, adquiriu armamento para os agentes penitenciários assim como, novo fardamento e diversos outros equipamentos de segurança. De veículos-cela já foram 26 adquiridos ao longo desse tempos e outros 24 serão entregues nos próximos dias, além de 14 ambulâncias.

Também implantou a vídeoaudiência em várias comarcas do Estado. Esse serviço, além dos aspectos positivos como economia, agilidade na tramitação dos processos, há um ponto muito importante e de extrema relevância: a segurança do preso. 

Promoveu dezenas de cursos capacitantes para seus servidores e reeducandos. Hoje, com 2306 apenados desenvolvendo atividades laborativas e 2.556 estudando. Destes, 04 estão cursando ensino superior após aprovação no Enem. 

Implementou a central de monitoramento eletrônico de pessoas(CMEP) pioneiramente, e está para ampliá-lo com a aquisição de mais 3.200 unidades. 

“Quando fui convidado para cuidar do sistema prisional baiano fiquei receoso mas aceitei o trabalho com o propósito de reestruturar aquele modelo antigo de gestão prisional, e foi o que fizemos nesses 8 anos. Modernizamos, ampliamos e, o mais importante, recuperamos seres humanos condenados ao preconceito e a exclusão”, declarou.

Nestor afirmou ainda que pretende ampliar atividades ressocializadoras, aumentar número de Núcleos da Ceapa, construir mais vagas, reformar unidades antigas e equipá-las visando sua segurança, construir perímetro no Complexo Penitenciário, ampliar o atendimento de saúde do sistema entre outros.