CPVC firma parceria e internos são contratados por padaria

Atividades Ressocializadoras
CPVC firma parceria e internos são contratados por padaria

Quatro reeducandos do Conjunto Penal de Vitória da Conquista estão tendo a oportunidade de aprender um ofício e ainda receber um salário por esse trabalho graças a uma parceria da unidade com a Padaria Requinte Pães.

Para esta ação, iniciada desde janeiro do ano corrente, os reeducandos foram avaliados por uma equipe multidisciplinar e selecionados pelo corpo técnico do Conjunto Penal.

Segundo a Terapeuta Ocupacional Amanda Letícia os internos que participam desse projeto tem uma excelente oportunidade de mostrar a toda sociedade que possuem condições de retornar ao convívio com os seus iguais, além de poder ter direito a remição da pena pelo trabalho, eles recebem certificações, capacitações e um salário em consonância com a Lei de Execuções Penais.

O proprietário da Padaria, Júlio César Santos, destacou que o objetivo principal de ações como essa é mostrar a sociedade que se cada um fizer a sua parte, poderemos ter a esperança de um futuro um pouco melhor, pois esse homem que aprende e se interessa por um ofício, na sua volta ao convívio social, vai buscar um novo rumo, além de que a mão-de-obra do advinda do sistema prisional é bastante disciplinada e produtiva.

Para o Cap PM Gilberto Silva, diretor do CPVC,essa é mais uma ação de muitas que foram postas em prática e que serão implementadas com o decorrer do tempo, apesar de parecer um efetivo pequeno, possui uma dimensão enorme para esse reeducando e seus familiares, e parcerias como essas estão sendo buscadas a todo instante. “O importante é buscar para esses internos que estão com sua liberdade privada, conscientizá-los de que eles possuem uma função social e devem buscar essa reinserção na sociedade através dos princípios e virtudes morais”, ressaltou.

O diretor da unidade ainda ressalta que todo esse momento faz parte da política de governo que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP vem adotando.

Outra novidade, inclusive uma ação pioneira no sistema prisional baiano, é que esses internos já estarão recebendo seus vencimentos diretamente em contas-correntes nos bancos públicos oficiais.

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi inaugurado em agosto/2016 e é administrado no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa.