
A Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) realizou o acolhimento psicossocial e o encaminhamento dos custodiados com alternativas penais
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), está de plantão neste Carnaval, na Vara de Audiência de Custódia, na Avenida ACM, em Salvador. No local, uma equipe especializada com assistentes sociais, psicólogos e outros técnicos, realizam os procedimentos do Programa de Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC). Na quinta-feira, sexta e sábado de Carnaval a Ceapa atendeu 27 pessoas, com nove encaminhamentos.
Além do acolhimento inicial, com fornecimento de lanche, roupas e sandálias, que ocorre antes dos presos serem submetidos à audiência de custódia, a Ceapa realiza os atendimentos psicossociais, quando são avaliadas as condições mentais e de vulnerabilidade social de cada indivíduo. O objetivo também é fornecer informações técnicas ao juiz, acerca das condições mentais e de vulnerabilidade social dos custodiados.
Entre os 27 atendidos, nove pessoas que irão cumprir medidas cautelares foram encaminhadas para a Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), órgão que compõe a Ceapa e que realizará o acompanhamento psicossocial. As equipes da Ceapa estarão de prontidão na Vara de Audiência de Custódia, na Avenida ACM, nos demais dias do Carnaval de Salvador 2025.
Nucom-Seap 01.03.2025