
Estudante do ensino médio da Escola do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, a interna J.S.A, de 42 anos, foi classificada para etapa macroterritorial do Festival da Canção Estudantil (Face), realizado pela da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A reeducanda, que faz parte do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), teve destaque, entre as participações de 2024, com a composição da música “Africanidade”.
A música foi classificada em primeiro lugar na primeira etapa escolar e na segunda territorial, que contou com a participação de 17 composições de diversos municípios, no dia 04 de outubro. Com este resultado, a reeducanda irá participar da próxima fase macroterritorial, que será realizada no município de Itabuna, no dia 08 de novembro. A autora da canção ressaltou o gosto pela música e que o dom vem de família. “Eu ouvia meu irmão cantando e o meu tio tocando. Eu já cantei também em uma banda percussiva”, declarou.
J.S.A foi apresentada ao Festival pela professora Elisabete Rosa dos Santos, que leciona língua portuguesa na unidade, oportunizando que ela pudesse mostrar sua composição musical. Ela fez questão de destacar a importância da educação para a sua transformação. “Minha vida mudou. Acreditar em meu talento, entender a importância que tem a arte na vida das pessoas e como a música transforma, foi fundamental para eu chegar até aqui. É realmente incrível ter este reconhecimento. Posso falar com muita propriedade, como a educação transforma as pessoas, suas vidas, as fazem ter confiança e passam a acreditar nelas mesmas”, afirmou.
A interna fez questão de agradecer aos professores. “Tenho muito a agradecer a equipe de professores maravilhosos que me incentivaram. A Bete Rosa, Orlando Berbel, Maicon Tigre, Erivelton, Danilo e Manuelita, além do coordenador André Almeida. Agradeço ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas pelo incentivo dado à escola aqui, por acreditar que sim, a educação transforma vidas. No mais, só gratidão a Deus e a todos, por acreditarem que sonho são possíveis”, pontuou. Tony Silva / Nucom-Seap.