Seap certifica internos no curso de percussão do Projeto Oficina de Música.

Diversos
O Conjunto Penal Masculino de Salvador certificou os internos no curso de percussão do Projeto Oficina de Música

A Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização, realizou na tarde desta terça-feira (29), no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), a certificação dos internos no curso de percussão do Projeto Oficina Musical, contando com a presença do Diretor da Unidade, Paulo Roberto Salinas; Diretor Adjunto, Vinicius Araújo e do corpo técnico da Unidade, bem como, da Dra. Fabíola Pacheco (Defensora Pública), Dr. Pedro Bahia (Defensor Público), Luz Mariana (Diretora do Escritório Social da Bahia), Sr. Luiz Alberto (Diretor da Colônia Lafayete Coutinho).

O Projeto, idealizado pelo músico e policial penal, Germano Cruz, com o apoio da Seap, capacita pessoas privadas de liberdade para se tornarem músicos especialistas em instrumentos percussivos. Realizado inicialmente na Penitenciária Lemos brito, o piloto do Projeto nasceu durante o início da pandemia do novo coronavírus tendo o apoio irrestrito da Superintendência de Ressocialização Sustentável (SRS), na ocasião, beneficiou cerca de 35 pessoas daquela Unidade, finalizando com a culminância e entrega de certificados.

Dado o resultado positivo do Projeto, o mesmo foi expandido para CPMS, atendendo 45 pessoas privadas de liberdade da Unidade, divididas em três turmas, com aulas uma vez por semana. Para o diretor da Unidade, Paulo Roberto Salinas, essa é uma oportunidade única de seguir uma outra linha na vida, e acrescentou: “Os senhores podem se tornar músicos profissionais e saírem daqui direto para tocar em uma banda, então abracem essa oportunidade de ressocialização. A gente está sempre buscando alternativas e parcerias para que a estadia de vocês seja mais proveitosa aqui”.

Germano parabenizou a todos da Unidade e agradeceu a Superintendência de Ressocialização Sustentável, que sempre apostou na relevância e êxito do projeto, principalmente. “Todos gostaram muito, tudo com muito respeito. Esse projeto tem tudo para dar certo e já deu! Uma parceria boa iniciada com o apoio incondicional da (SRS) para todos, um trabalho lindo de ressocialização”, completou. Já o interno Pedro, deixou claro que essa é uma oportunidade excelente e pediu que venham mais oportunidade excelente como essas para todos na Unidade.

A Defensora Pública Fabíola Pacheco, elogiou o projeto elaborado por Germano Cruz é apoiado pela Superintendência de ressocialização, pontuando que o sucesso do projeto se deu por conta da veracidade e empenho e fé do mesmo. “Mesmo com as dificuldades da pandemia ele conseguiu realizar esse projeto em três unidades prisionais… com força, fé e garra porque ele acredita naquilo que faz.”

Confira a galeria de fotos desta notícia

8 fotos em 1 página