O Secretário de Administração Penitenciária concede entrevista ao Programa Conexão Sociedade, da Rádio Sociedade.

Diversos

Dr Luis

O Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Dr. Luís Antônio Fonseca, concedeu entrevista ao programa Conexão Sociedade, da Rádio Sociedade, apresentado por Silvana Oliveira, na manhã desta quinta-feira (24).

Durante a entrevista o Secretário falou, entre outros assuntos, a respeito dos Projetos de Ressocialização dentro das Unidades Prisionais: “Nós temos todo um trabalho feito na parte de segurança, como também na parte de ressocialização. Estamos aqui para cumprir a Lei de Execução Penal. Aqueles internos que optarem pelo processo de ressocialização, a Seap dará oportunidade de trabalho, de educação e toda a assistência prevista na Lei. Porém, quem não se enquadrar, o Estado terá o braço firme para proteger a nossa Sociedade.” Ressaltou.

Ainda no tocante aos projetos de ressocialização, que possibilitam que homens e mulheres, internos do Sistema Prisional da Bahia, possam voltar ao convívio social com melhores condições de vida, o Secretário explanou sobre os projetos em parceria com empresas públicas e privadas, além dos Órgãos da Administração Direta, especialmente a Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização: “Só na Seap, nós temos 53 pessoas trabalhando em várias funções. Essa é uma política do Governo do Estado, que criou uma superintendência própria, a Superintendência de Ressocialização Sustentável na Seap. Então, temos que dar muita vazão a essa questão da ressocialização. Nós sabemos o perfil das pessoas que chegam em nossas Unidades, na sua grande maioria iletrados, com um grande número de irmãos. Nós temos várias situações de pessoas que são réus primários, ou seja, com primeira passagem pela Justiça, portanto, a essas pessoas nós estamos oferecendo oportunidades. Aquelas pessoas que desejam, a Seap e a Justiça oportunizam que retornem ao convívio social melhores do que entraram.”

Por conta da brevidade da entrevista, a apresentadora Silvana Oliveira, convidou o Secretário para uma nova entrevista ao Programa para falar mais sobre a importância da ressocialização, bem como, sobre os novos rumos da gestão prisional.