
A CEAPA - Núcleo de Ipirá, recebeu hoje uma singela e representativa homenagem das crianças do Projeto Dançar a Vida em agradecimento às doações recebidas por meio das Prestações Pecuniárias, que resultantes das Transações Penais do público atendido pela Central e Núcleos são encaminhadas pelas equipes para as instituições que compõe a rede.
A carta produzida pelas crianças emocionou a equipe e ratificou a importância de continuarmos mantendo o suporte a esta rede.
Muitas organizações sem fins lucrativos que são cadastradas na CEAPA, hoje no estado totalizam 946, conseguem realizar ações importantes para a redução das vulnerabilidades sociais em diversas comunidades. Os valores das prestações pecuniárias são pequenos e intermitentes, mas, são sempre bem administrados por estas entidades e tem sido de grande relevância para manter alimentação, material de limpeza e higiene pessoal, material de construção, além de medicamentos e outros insumos de saúde.
Isto nos dá a certeza de que as alternativas penais tem uma dimensão muito maior que a meramente penal, e consegue alcançar as comunidades e agregar benefícios sociais para a sociedade em geral. Outro aspecto de grande relevância, é que cumpridores e cumpridoras ao comparecerem a CEAPA, são direcionados para cumprir a determinação nestas organizações, e neste movimento são acolhidos, conhecem a estrutura e o público que está sendo beneficiado, favorecendo todo o processo de ressignificação que é tão caro para toda a política pública.