
Cumprindo agenda de visita e vistoria no último dia (03.05), em Vitória da Conquista o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização–SEAP, José Antonio Maia Gonçalves e sua comitiva, conheceram os programas de integração social do Conjunto Penal Advogado Nílton Gonçalves (CPANG) e vistoriaram as áreas físicas da unidade. O presídio foi inaugurado em 1993 para custodiar presos provisórios, em 2016 com a inauguração do CPVC passou a custodiar presos do regime semiaberto e mudou totalmente sua dinâmica e tem o objetivo de preparar o apenado para o retorno a vida social.
O diretor Alexsandro Silva e os servidores, iniciaram um novo ciclo na unidade, criando condições para oferecer o trabalho externo e educação, ao maior número de custodiados, principalmente para aqueles que estavam próximos a encerrar suas penas. Hoje o CPANG é referência na área de Ressocialização com oferta de trabalho.
Em uma parceria público/privado o destaque vai para o convênio com a prefeitura municipal de Vitória da Conquista por gerar empregos, que inicialmente oferecia 100 vagas de empregos, porém, na pandemia foi necessário reduzir para 50 vagas e o setor privado oferece empregos diretos em media a trinta internos mensalmente, expandido esse benefício a outras atividades sustentáveis, como por exemplo, horta orgânica, criatório de tilápia e o comércio de frango e ovos.
Na educação é destaque, inclusive ganhou o prêmio estadual de Boas Práticas com o Projeto Celas de Aula, que zerou o analfabetismo na população carcerária da Unidade. Levou alguns às universidades, também aderiu ao projeto remição pela leitura, o Presidio Nílton Gonçalves é uma referência no sentido de cumprir a finalidade da pena observando o direito do preso e a dignidade dos internos.