Seap e Funceb realizam oficinas de Artes Negras na Colônia Penal de Simões Filho

Diversos
Seap e Funceb realizam oficinas de Artes Negras na Colônia Penal de Simões Filho

Música, dança, teatro e as artes visuais fazem parte das capacitações alusivas ao Novembro Negro que também serão realizadas no Conjunto Penal Feminino  

Tendo em vista o desenvolvimento de habilidades artísticas e sociais na construção de novas perspectivas de vida, uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), resultou na promoção oficinas de Artes Negras. Os cursos acontecem na Colônia Penal de Simões Filho (CPSF) e no Conjunto Penal Feminino (CPFe), em alusão ao Novembro Negro, nesta segunda-feira (25) e na terça (26). 

O lançamento das oficinas no CPSF, realizado nesta segunda-feira (25), contou com atividades de grafitagem e hip-hop, quando cultura, saberes, sabores, ciência e lazer se uniram. O objetivo é potencializar o trabalho já realizado na unidade prisional, voltado a valorização das raízes ancestrais africanas. Em alusão ao dia da Baiana do Acarajé, festejado nesta segunda (25), foram distribuídos os quitutes típicos da Bahia, em meio a rodas de conversas sobre as artes. 

As habilidades artísticas e sociais, além de auxiliar na construção de novas perspectivas de vida para internos e internas, também valorizam e reafirmam as expressões culturais de matriz africana. A iniciativa também será lançada no Conjunto Penal Feminino (CPF), na terça-feira (26), onde custodiadas também terão a oportunidade participar das oficinas e vivenciar os valores da arte negra. 

Tony Silva / Nucom-Seap. 25.11.2024

Confira a galeria de fotos desta notícia

5 fotos em 1 página