Nestor Duarte participa da posse do novo Defensor-geral do Estado

Nestor Duarte participa da posse do novo Defensor-geral do Estado

Na tarde de ontem (12), o secretario de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, participou da posse do novo Defensor Público Geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes, biênio 2019-2021, em cerimônia realizada no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Em seu discurso de passagem do cargo, o defensor público Clériston Cavalcante Macêdo, destacou os principais feitos de sua gestão como a Unidade Móvel que rodou mais 23.000 km, percorrendo as cidades mais distante do Estado, a inauguração de mais de 30 sedes e o crescimento de 22 para 38 comarcas. Desejou boa sorte ao novo Defensor-geral, ao qual ele considera igualmente competente e dedicado, e a sua nova equipe. Clériston também agradeceu a grande parceria do secretário Nestor Duarte com a Defensoria Pública nesses 4 anos.

O vice-governador João Leão, representando o Governador Rui Costa, destacou a importância da Defensoria Pública para uma sociedade igualitária e com menos injustiças.

Rafson Xinenes, em seu discurso de posse, agradeceu a experiência adquirida durante o tempo que trabalhou ao lado de Clériston Macêdo. “Sua gestão foi como a chuva que lançou areia do Saara sobre os automóveis de Roma. Você mostrou a Bahia uma força absolutamente nova e surpreendente. Você mostrou o verdadeiro potencial da Defensoria Pública”, declarou emocionado.

Frente ao difícil momento econômico do país, o novo Defensor-geral convidou os três poderes do Estado a discutir juntos uma forma de levar efetivamente a defensoria pública a todos os cidadãos baianos.

Nestor Duarte, que compôs a mesa representando o Governador após a saída de João Leão, destacou a importância da instituição para além das unidades prisionais. “O fortalecimento da Defensoria Pública significa respeitar a dignidade da população. Além de garantir os direitos fundamentais dos nossos presos, a Defensoria Pública atende mais de 12 milhões de baianos”, destacou o secretário.