Internos do CPVC expõem obras de arte no Shopping Conquista Sul

Atividades Ressocializadoras
Internos do CPVC expõem obras de arte no Shopping Conquista Sul

Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC) promove IIª Exposição de Artes, este ano com o tema “A arte pode traçar novos destinos”. As obras produzidas pelos próprios internos, e que estão sendo comercializadas no local. Os internos participaram do evento, onde tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, pintar diversos quadros e distribui-los entre os presentes.

A ação é fruto do Projeto Oficina de Tela e Pintura, coordenado pela Psicóloga Mércia Gonçalves, funcionária da unidade, e tem por objetivo desenvolver nos internos o sentimento de readequação social e reabilitação, além de proporcionar um desenvolvimento dessas habilidades, para que se torne uma profissão no momento do seu retorno a sociedade.

O lançamento ocorreu essa semana e estiveram presentes diversas personalidades da sociedade conquistense, entre elas: Reno Viana, Juiz da Vara de Execuções Penais, e o Cel PM Ivanildo da Silva, Comandante do Policiamento da Região Sudoeste, os quais sempre contribuem de forma positiva, dentro das suas competências, com as demandas do sistema prisional da região.

O evento contou com apoio da Superintendência do Shopping Conquista Sul que disponibilizou 02 (duas) salas no empreendimento, além de total apoio na logística.

De acordo com o Cap PM Gilberto Silva, diretor do CPVC, ações como essa é uma poderosa ferramenta nesse processo de reinserção social. "O intuito é mostrar para toda a sociedade um pouco do trabalho que é desenvolvido na unidade, as quais são buscadas a todo instante, para que o reeducando possa cumprir a sua pena de forma digna e justa, retornando para o seio da sociedade devidamente capacitado e certificado”, declarou.

O Diretor da Unidade agradeceu a parceria entre a Direção da Unidade e a Empresa Socializa (cogestora do CPVC), a qual não envidou esforços para a implementação deste acontecimento, bem como do apoio imprescindível da Polícia Militar do Estado da Bahia.

Durante o evento, foi prestada uma homenagem aos familiares da Profª Heleusa Câmara, falecida no último dia 06/01, um ícone da educação e uma das grandes colaboradoras do sistema prisional brasileiro, escritora e uma das idealizadoras do Projeto Remição pela Leitura, onde obras produzidas pelos internos com o rosto de Heleusa foram entregues aos familiares da mesma.

A Exposição permaneceu até o dia 20/01 (domingo) e contou com cerca de 100 (cem) obras.