Internos do Conjunto Penal de Itabuna são certificados em curso de padeiro pelo Pronatec

Atividades Ressocializadoras
Internos do Conjunto Penal de Itabuna são certificados em curso de padeiro pelo Pronatec

Foi realizada no Centro de Educação e Ressocialização do Conjunto Penal de Itabuna, a cerimônia de certificação de sete reeducandos no curso profissionalizante de Padeiro. O curso, oferecido pelo Pronatec e Secretaria Estadual de Educação, teve duração de três meses. 

O diretor-adjunto Bernardo Dutra parabenizou a todos os concluintes e anunciou que há a possibilidade concreta de que alguns deles sejam contratados pela unidade própria prisional, por meio da empresa Socializa, que operacionaliza o Conjunto Penal em parceria com o Estado. Dutra representou o diretor Adriano Valério Jácome da Silva, que se encontrava em agenda externa, com o juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Carlos Maldonado Bertacco. 

Um dos internos certificados declarou que o curso abre novas possibilidades para a vida. “Somos todos muito gratos à Socializa, ao Pronatec e à direção do presídio, por essa oportunidade. Muito além de nossa passagem por aqui, esse curso vai nos ajudar para a nossa vida lá fora. Por isso queremos, sim, ter o máximo de prática, e agradecemos se essa contratação se concretizar”, discursou. Os coordenadores e o professor do curso foram unânimes ao afirmar que a experiência foi muito positiva. “Nossa expectativa era uma, até de certa forma receosa, mas aqui fomos surpreendidos pelo acolhimento de todos, inclusive dos alunos, e podemos dizer que saímos com uma impressão totalmente diferente, muito satisfeitos com os resultados e com todo o processo”, observou o coordenador local do Pronatec, Lucaseri Ribeiro. 

Já a coordenadora do NTE-5, observou que a educação é o caminha para transformação do ser humano, e a certificação à qual os internos fizeram jus, é a prova disso. “Sou educadora há 40 anos e posso dizer que esse é o melhor caminho para vocês e para todos. Parabéns pela conquista e sigam nesse caminho”. Participaram do evento o diretor-adjunto do CPI, Bernardo Cerqueira Dutra, os coordenadores do Pronatec Roberval Bonfim Almeida, representando o gerente do Pronatec Prisional, José Antonio Souza Matos, (estadual) e Lucaseri Ribeiro (local), além da coordenadora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), professora Josefina Castro. Também prestigiaram a cerimônia o professor do Pronatec Mateus Valete, e o empresário de panificação Júlio César Santos. Estiveram presentes ainda os gerentes operacional e administrativo da Socializa, Yuri Damasceno e João Sobral, a coordenadora de Educação do CPI, Maria do Carmo, bem 

como o representante da Gerência Jurídica da empresa, Iago Borba, e diversos funcionários, representando o Corpo Técnico, administrativo e segurança.