Interno da Seap é aprovado em medicina e mais 93 em demais cursos superiores pelo Sisu 2024

Diversos
Interno da Seap é aprovado em medicina e mais 93 em demais cursos superiores pelo Sisu 2024

O reeducandos dos conjuntos penais de Salvador, RMS e interior também foram aprovados em outros cursos como, nutrição, farmácia, engenharia e direito 

 

O sonho de se tornar médico está mais próximo para um dos internos do sistema prisional da Bahia. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) registrou 94 reeducandos aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do ano de 2024, entre estes, um custodiado do Conjunto Penal de Barreiras (CPB) foi classificado para o curso de medicina. Mais três daquela unidade foram aprovados em outros cursos e 38 passaram para a lista de espera. 

O número de aprovados da Seap na plataforma digital do Ministério da Educação, voltada aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), teve um aumento de 27,03%, em comparação a 2023, quando foram classificados 74 reeducandos. Além do curso de medicina, custodiados de Salvador, Região Metropolitana (RMS) e interior do estado, também foram classificados para os cursos de  nutrição, farmácia e medicina veterinária.

Os reeducandos da Seap aprovados no Sisu também vão cursar seis modalidades de engenharia, desde a biotecnologia, sanitária ambiental, de produção, até a civil, elétrica e mecânica, além dos cursos de direito, agronomia, história e administração. Todas as 27 unidades da Seap tiveram reeducandos inscritos no Sisu no ano de 2024. 

As unidades com maior número de aprovados foram o Conjunto Penal de Itabuna (CPI), com 58 reeducandos e o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), com nove classificados no Sisu. 

Enem-PPL

Já no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) de 2024, a Seap obteve o número 145 reeducandos que atingiram um desempenho acima da média na redação, com pontuação acima de 600. 

No Enem de 2024, a Seap superou o número de internos inscritos dos últimos dois anos, com mais de 3.100 inscrições. Enquanto no ano de 2023 foram 2.231, representando um crescimento de 39,26%. Se comparado ao ano de 2022, o crescimento é de 92,73%, quando 1.612 reeducandos se candidataram ao exame. 

Tony Silva / Nucom-Seap. 10.02.2025

Confira a galeria de fotos desta notícia

2 fotos em 1 página