Egressos de unidades da Seap concluem curso de eletricista na Escola Social da Bahia

Diversos
Egressos de unidades da Seap concluem curso de eletricista na Escola Social da Bahia

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Seap e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) 

Pessoas que não cumprem mais privação de liberdade nas unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), os egressos do sistema prisional, contam com acolhimento e suporte para trilharem uma nova trajetória rumo a inserção social, por meio do Escritório Social da Bahia (Esba/Seap). Neste sentido, 17 egressos concluíram o curso de eletrecista industrial e comercial, na terça-feira (05). 

O curso foi proporcionado a partir de uma parceria entre a Seap, por meio da Superintendência de Ressocialização e Sustentabilidade (SRS), e a  Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Estado. Com  carga horária 120 horas e dois meses de duração, a capacitação habilitou os egressos para atuação nas áreas de manutenção, instalação e outras atividades da elétrica industrial e comercial, sob a certificação NR10 (norma regulamentadora que rege assuntos ligados à segurança de profissionais que trabalham em contato próximo com correntes elétricas, zelando pela integridade física deles).

Além da conclusão do curso de eletricista, nesta quarta-feira (05), a Setre, por meio do Programa Qualifica Bahia, do Governo do Estado, junto com a Seap, já proporcionou a qualificação profissional de egressos da Seap, atendidos no Esba/Seap, nos cursos de cadista (profissional que utiliza  software CAD, utilizado para desenhos técnicos) e pedreiro, no ano de 2024. 

Esba/Seap

O Escritório Social da Bahia (ESBA) atua no acompanhamento e promoção de atendimentos pedagógicos, psicológicos e social, viabilizando o acesso às políticas públicas nas áreas de saúde, moradia, educação, qualificação, geração de emprego e renda, inclusão social e encaminhamento profissional de pessoas egressas dos sistema prisional e familiares. O Esba é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Seap, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Tony Silva / Nucom-Seap 10.02.2025

Confira a galeria de fotos desta notícia

6 fotos em 1 página