1º Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Atividades Ressocializadoras
1º Jornada de Cidadania e Empregabilidade

No Dia internacional da Justiça Social, a SEAP em parceira com a UNP, MP, e Defensoria Pública, realizaram o encerramento dos eventos que foram realizados no mês de fevereiro em várias unidades prisionais. A solenidade, realizada no Complexo Penal Masculino da Mata Escura, contou com a participação do Secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto,  da equipe de Superintendentes, diretores e assessores da pasta, além de juristas, promotores e pastores representantes da igreja Universal.

A ação faz parte da 1º Jornada de Cidadania e Empregabilidade, um evento de extrema importância para a ressocialização dos internos do sistema carcerário, algo bastante comemorado por todos os envolvidos que estiveram compromissados e imbuídos em fazer o melhor no exercício da cautela dos encarcerados.

Entre os organizadores, o Pastor Márcio Silva explicou um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Igreja Universal. “Temos feito hoje no Estado da Bahia um trabalho num total de 24 Unidades e o nosso objetivo é único, entrar com eventos desta magnitude visando o resgate da dignidade, trazendo humanidade e valorizando a família e a massa carceraria. Temos feito um trabalho incansável evangelizando, socializado e ressocializado. Esta tem sido a missão da UNP no Estado da Bahia”, destacou.

Outra grande colaboradora do projeto, a Defensora Pública Fabíola Pacheco, defendeu que este é um projeto que não é apenas jurídico, é algo completo com assistência social e se declarou muito feliz em participar desta parceria com a Seap e todos os envolvidos. 

Citando o filósofo brasileiro Paulo Freira, o Superintendente de Ressocialização Sustentável, Luis Antônio Fonseca, ressaltou que temos que fazer uma educação libertaria. "O importante é devolver a sociedade o homem/cidadão. Que ele saia do sistema prisional melhor do que entrou, com vínculos familiares reestabelecidos'', relatou.

Dr. Nestor Duarte Neto encerrou o evento contextualizando sua experiência a frente da pasta. “ Procuramos ao longo destes anos, com estas excelentes parcerias e ações que florescem e frutificam com nosso esforço, um trabalho grande de luta e muito empenho de todos que formam nossa equipe, que se preocupam com as pessoas privadas de liberdade, uma questão que é de fundamental importãncia para o nosso Governador Rui Costa", ressaltou.

O diretor do Complexo Penal Masculino, o Bel. Paulo Roberto Salinas foi o anfitrião de todo esta finalização do Projeto da Universal nos Presídios.

 

 

Confira a galeria de fotos desta notícia

4 fotos em 1 página