
Teve o início, nesta segunda-feira (12), o 2º ciclo de capacitação da Monitoração Eletrônica de Pessoas no Estado da Bahia. Ofertada pela Superintendência de Gestão Prisional da Seap, o curso visa formar AGENTES PENITENCIÁRIOS EFETIVOS na operacionalização do Sistema de Acompanhamento e Custódia - SAC24 e dos dispositivos eletrônicos: Tornozeleira e a Unidade de Proteção às Vítimas de agressores que infringem os artigos da Lei 11340/2006 (Maria da Penha).
A secretaria tem investido na ampliação desse serviço na Capital e, principalmente nos interiores do Estado, sendo uma grande ferramenta na aplicação das Decisões expedidas pelo Poder Judiciário, concomitante a economicidade ao Erário Público. O custo de um monitorando fica em torno de 10% em comparação ao custo de uma pessoa privada da sua liberdade e alojada em um dos Aparelhos Prisionais do Estado.
A abertura da 1ª Turma contou com a ilustre presença do Superintendente de Gestão Prisional da SEAP, Maj PM Júlio César Ferreira dos Santos e do Diretor Institucional da SGP e Presidente da Comissão de Capacitação, AGPen Julival de Jesus Silva, os quais elevaram a presença dos 30 (trinta) AGENTES PENITENCIÁRIOS EFETIVOS onde alguns serão selecionados para a ampliação desta Central na Capital e, principalmente, através da interiorização da Monitoração Eletrônica no âmbito estadual, como já acontece nos municípios de Juazeiro e Vitória da Conquista.
A carga horária da capacitação serão 20 (vinte) horas, sendo o início da 2ª turma no dia 14/08/2019.
Mais uma ação que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Superintendência de Gestão Prisional promove pela qualificação e valorização do Servidor Penitenciário bem como a modernização do Sistema Prisional do Estado da Bahia.