
O Projeto Começar de Novo, que visa oportunizar a ressocialização de internos do sistema prisional através do trabalho, tem se tornado uma referência na Bahia. A esse respeito, em 22 de Julho de 2019 foi realizada a Apresentação do Projeto na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA), o mais novo Parceiro da SEAP e do Tribunal de Justiça nesta missão.
O Projeto vai oferecer a internos do sistema prisional a oportunidade de trabalho na área de apoio administrativo da apontada Secretaria: os reeducandos, além de serem devidamente remunerados, terão os dias trabalhados remidos da pena, à razão de 1 (um) dia de pena a cada 3 (três) dias de trabalho, nos termos da Lei de Execução Penal.

As ações realizadas pelo Projeto visam devolver aos reeducandos a autoestima e a cidadania suprimidas com a privação de sua liberdade. Para tanto, se faz necessária a conjugação de esforços do Poder Público e da sociedade civil para retirá-los do processo de discriminação em que se encontram, através de ações de caráter preventivo, educativo e ressocializador, atuando, assim, na humanização, a fim de que o referido público valorize a liberdade e passe a fazer escolhas melhores em sua vida, evitando o retorno ao cárcere.