
Nesta quinta-feira (28), o complexo Penitenciário da Mata Escura, recebeu uma visita técnica do Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Penitenciaria e Ressocialização – SEAP, Luís Antônio Fonseca, para verificar as instalações internas e externas das unidades e receber os recursos do DEPEN e do Fundo Penitenciário Nacional – FUNPEN, em razão do plano de aplicação já protocolado no órgão para reforçar a segurança do Complexo.
A conclusão do parecer das equipes técnicas da CEINF – SEAP e técnicos do Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN – é de suma importância e tem como finalidade inspecionar e auxiliar tecnicamente os servidores da SEAP, em questões relacionadas as respectivas documentações necessárias para a utilização e liberação dos recursos do FUNPEN, que serão disponibilizados para construção e restruturação dessas obras de infraestrutura que serão executadas no complexo e unidade prisional de todo o estado. Durante a visita foi constatada a grande necessidade de intervenção estrutural nas áreas físicas das unidades, para evitar arremessos ilícitos e assim fortalecer a segurança dos estabelecimentos prisional. Outro ponto importante, será a instalação de galpões de trabalho/ estudo voltados para a ressocialização dos internos.
Na oportunidade Luís Antônio Fonseca, agradeceu a diretora-geral do DEPEN Dra. Tânia Maria Matos Fogaça e a diretora executiva Vanessa Luz, por terem disponibilizados a equipe técnica para realizar a visita e mostrar a real necessidade de se iniciar o trabalho que precisa ser realizado nessas unidades prisionais.
“Essas visitas são fundamentais para colocar diretrizes e verificar as necessidades dessas estruturas, para que a secretaria possa dar celeridade no processo de construção, manutenção, reestruturação e entrega, das unidades prisionais”. Declarou Luís Antônio Fonseca.
Participaram dessa visita os engenheiros e coordenadores de gestão técnica de engenharia prisional do DEPEN, Antonio Carlos Martins e Elizan Roriz Júnior.