Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para criação da Polícia Penal foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba

Diversos
Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para criação da Polícia Penal foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba

A aprovação da PEC para criação da Polícia Penal atendeu ao estabelecido pela Emenda Constitucional 104/2019, que reconhece a Polícia Penal como uma instituição das linhas estatais de defesa social - integrante da segurança pública - no sistema penitenciário dos estados, União e Distrito Federal. Agora, o próximo passo será a votação de um Projeto de Lei específico para regulamentação da categoria.

A mudança vai equiparar as funções dos atuais agentes penitenciários às dos policiais civis e militares. Com isso, os policiais penais poderão, por exemplo, ter poder de investigação, efetivar a segurança nos estabelecimentos prisionais e realizar escolta, custódia e transferência de presos, funções hoje de responsabilidade das polícias civil e militar. A Polícia Penal surge como uma força estatal para atuar, de forma especializada, nos procedimentos táticos do sistema prisional, além de contribuir para o combate ao crime organizado, com a recondução dos policiais civis e militares em funções penais para o policiamento ostensivo, investigativo e de manutenção da ordem pública.  

O reconhecimento da Polícia Penal segue a política de valorização dos servidores, implementada pelo Governo do Estado, com possibilidade de novos concursos para ampliação do quadro de servidores dessa categoria.